quarta-feira, 30 de julho de 2008

Só os créditos bastam

Um espaço para escrever o que quer, o que pensa, e, para um jornalista, uma ferramenta de trabalho. É assim que defino o Blog. Bendita internet e suas formas de expalhar notícias sem pagar nadinha. Mas como toda coisa boa que existe no mundo, existe o lado ruim. Várias pessoas escrevem e a maioria delas não conhece algumas leis básicas da comunicação. Quem trabalha na área sabe, mas vale passar a dica. Estou falando do plágio. Utilizar textos de outras pessoas é permitido sim, mas o crédito deve ser dado. Isso é o básico, afinal de contas o que foi escrito por ti é teu e pronto. Ninguém pode roubar tuas idéias, e usar um texto sem citar fonte é roubar palavras.

Isso aconteceu comigo. Uma menina no blog http://lihmonteiro.blogspot.com/2008/07/seta-anos-atrs.html
plagiou um texto meu. Menina você pode usar o texto, mas que tal adicionar a seguinte frase no início ou final (você escolhe): texto baseado no escrito por Maga Colonetti no blog Magalices. Ficaria muito bom viu?

5 comentários:

Juliana Dacoregio disse...

Até tentei deixar um recado lá pra ela, mas não tinha espaço pra comentários. Já tive um poema meu usado por uma menina como depoimento para o namorado dela. O pior é que eu conheço o rapaz. Mas ach que vou denunciar isso no meu blog também, pelo menos vai deixar algumas pessoas com medo na hora de plagiar na cara dura!

Jornalista Azarado disse...

desrespeito.. só isso que tenho a comentar educadamente.. rsrsrs.. todo um travalho, todo o seu esforço é vulgarmente copiado, sna maior cara-de-pau... Reconhecer que a bora de outro é boa é uma atitude honrosa, assim como divulgá-la, com os devidos créditos...

que coisa feia dessa garota... nem me dei o trabalho de visitar o blog dela, pois essas são atitudes que não merecem audiência...

espero que isso não aconteça e veja pelo lado bom: quer maior reconhecimento do que ter sua obra copiada?srsrsrrs.. só faltou mesmo o crédito..

bjão e volte mais vezes ao "Um Lugar de Expressão", podemos até fazer uma troca de links, se assim você quiser...

Gui disse...

Super chato isso mesmo...também fui lá pra deixar um recado mas não deu :(

Acho muita falta de respeito.Uma vez eu escrevi uma letra de música (uma coisa boba, simples) mas como havia postado num antigo fotolog, um guri de São Paulo usou no flog dele também, fiquei surpresa por ele ter gostado da música (que achei ruim, um tempo depois) mas fiquei chateada por ter copiado.

Muito Justa sua reclamação!

abraços!

viva ou exista disse...

sem comentários...

nadegas a declarar... plágio é fo..

eu sei bem o que é isso, já roubaram uma música de um colega meu ... é foda, foda e foda...
eu que tenho banda acabo ficando com medo...
porque é tudo muito burocrático, vai registrar uma musica pra ver... tudo é muita grana .....

eita brasil..
o pior é q ainda é o melhor lugar do mundo pra se viver... não troco por nada...

abraços..

Fala, Garoto! disse...

Os artistas correm esse risco! Bjão, saudades ;-)