terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Em busca da felicidade - Roda da Vida

Buscar a felicidade é algo que fizemos diariamente. Alguns do jeito certo e outros do jeito errado, mas buscamos. Só que muitas vezes nos perguntamos: o que é felicidade? Já ouvi que felicidade são pequenos momentos legais que vivemos. Não somos felizes sempre, até por que se assim fosse não aprenderiamos nada com a vida. Mas o que podemos fazer para realmente ser feliz e aproveitar a vida ao máximo? Bom muita coisa tem que ser feita, mas uma dica prática vou repassar ai para vocês. Ontem fui em uma palestra onde a palestrante Ana nos mostrou a roda da vida.




Ela é dividida por campos importantes da vida, você pode mudar o que quizer dessa lista, para serem analisados e por consequência ganharem notas. Segue uma análise como exemplo, vale dizer que seria legal você realmente analisar sem dar desculpas ou tentar amenizar os seus defeitos. Do centro para a ponta as notas variam de 1 a 10.

Bom, você começa assim: No pessoal como estou? Trato bem as pessoas? Me trato bem? Cuido do meu corpo, saúde, amigos? A nota deste campo no exemplo é cinco. E no familiar, como sou dentro da minha casa? Respeito meus pais, irmãos e familiares no geral? Sou educada ou sou meio grossa? Entendo os pontos fortes e fracos de cada um? Eu coloquei quatro nesse ponto. E o Social? O que faço para a comunidade em geral? Alguma ação voluntária? Eu acho que tenho que fazer mais por isso coloquei a nota quatro.

E por esse caminho vai, até completar as notas. Depois tente ligar os pontos. O que você vê? Algo que sinceramente não é muito redondo. Então como sua vida vai fluir tranquilamente como uma roda? Ela está meio complicada não? Que tal então estipular uma meta de deixar tudo no mesmo nível e trabalhar nos pontos da sua vida que mais precisam de reparos? Deixando a vida mais redonda tudo flui melhor.


Na roda acima todos os pontos estão com nota cinco. Trabalhando os pontos importantes da vida, principalmente aqueles que precisam de mais atenção, com certeza você será mais feliz. A felicidade é um estado de espírito que deve ser buscado sempre, da melhor forma possível. Legal né? Faça a sua roda da vida, deixe tudo redondo e seja ser feliz.
Adorei a palestra! Espero que você também tire proveito dessas informações.

Um comentário:

CIrce disse...

Magali,

Estou buscando maiores informações sobre a roda da vida (ou roda das competências), e queria saber qual foi a tua fonte de informações. Poderias me passar?
Desde já te agradeço,
e estou lendo o teu blog pelo google reader....
Abs!