sexta-feira, 8 de maio de 2009

Filho: bom ou ruim para o casamento?

Seguindo com as materias especiais sobre mães e filhos desta semana no blog, o texto de hoje fala sobre a influência do nascimento de um filho no casamento. A notícia, a comemoração, os desejos, gravidez tranquila ou não, festas, choro, crises e muita parceria. Na teoria dizem que os nove meses de gestação tem dessas coisas. E depois? Você acha que um filho faz bem ou não ao casal? Um estudo americano diz que não. Foram 218 casais analisados por oito anos para uma pesquisa feita pelas universidades de Denver e de Texas A&M. A conclusão foi que a cegonha pode aumentar problemas e o estresse no casamento.

Cerca de 90% dos casais estudados sentiram diminuição da satisfação matrimonial quando as crianças chegaram. Os casais sem filhos também sofrem desse problema, mas ter um bebê acelera o processo. (Jolie e Brad que digam né...)


O tipo de relacionamento também influência. Os casais que viviam juntos antes do casamento sentiram mais impacto. Já os que foram morar juntos só após o casamento mostraram-se mais resistentes. Casais que ganham relativamente sentem menos a influência do nascimento da criança.


Mas fique calma queria leitora, existem também os casais que não passam por isso. E justamente acontece o contrário, o fortalecimento da relação. Segundo a matéria do terra, "Há diferentes tipos de felicidade na vida e, enquanto alguns prazeres podem estar fora da felicidade conjugal pelo menos por um período, há toda a dimensão da felicidade e contentamento nas famílias que os casais estão construindo. Esse tipo de sentimento pode ser mais forte e positivo, mas não foi o foco da pesquisa", diz Scott Stanley, pesquisador e professor de psicologia da Universidade de Denver.



Nenhum comentário: