sexta-feira, 1 de maio de 2009

Geração saúde


"A única maneira de conservar a saúde é comer o que não se quer, beber o que não se gosta e fazer aquilo que se preferiria não fazer"


Quem busca uma alimentação saudável, cuida da saúde do corpo e da alma, sabe o quanto é verdadeira a frase acima. Atualmente a preocupação com cuidados do corpo e alma vem conquistando muita gente. As academias bombam, a cada dia mais produtos naturais são lançados, alimentação balanceada virou assunto de várias revistas, livros e sites. Mas não é só alimentação por estética. Não é fazer ginástica só para ficar com o corpo que sonhamos. O objetivo também visa o interior. Bom funcionamento de órgãos, retardo do envelhecimento e o preparo do corpo para o futuro. Quantas coisas estamos buscando fazer para que possamos ter uma vida saudável, de qualidade e feliz. Sim, feliz. Porque viver com saúde é felicidade. O brasileiro vê sua espectativa de vida aumentar e os anos que ganhamos devem ser bem vividos.

Só que ao mesmo tempo, todos devem tomar cuidado ao lidar com esse assunto para não exagerar na dose. Não podemos esquecer de viver, de dar uma pausinha na dieta super balanceada para comer uma pizza com os amigos, tomar um chopp no final do dia depois de horas de trabalho e ainda comer um brigadeiro na panela com as amigas em um dia de colocar a fofoca em dia.

Recebo sempre email com textos feitos por Luiz Antonio Silva, diretor e palestrante da PHAROL-RH. Uma empresa pediu palestras para trabalhar o bem estar do funcionário, ela já vinha fazendo outras com o tema voltado para saúde ocupacional e segurança no trabalho. Então junto com o texto vieram as seguintes informações sobre os alimentos e os reflexos causados no dia-a-dia:

Você sabia que bananas ajudam a diminuir o nível de colesterol no sangue?...que pesquisas indicam que o alho pode reduzir o risco de câncer de cólon?..que consumir peixe três vezes por semana evita o desenvolvimento de doenças do coração?..que o brócolis é um vegetal milagroso? Que o chá preto é bom para as artérias mas agrava a ansiedade e causa insônia? Que o azeite de oliva ajuda a manter o coração e as artérias saudáveis? Que o sanduíche de peito de peru pode ajudá-lo a dormir a noite? Que o açúcar sozinho não causa diabete? Que o peixe realmente é um alimento para o cérebro? Que mel pode ser prejudicial para bebês? Que vinho tinto pode causar enxaqueca? Que morangos e batata-doce podem ajudar a prevenir o câncer e doenças do coração? Que feijão e arroz constituí uma proteína completa que pode até dispensar o consumo de carne? Que chá verde é muito melhor que chá preto? Que mingau de aveia ajuda no controle da diabete? Que couve flor repolho e brócolis ajudam você a ter vida mais longa, inclusive ajuda no combate ao câncer? Que um prato de canja de galinha contém uma química semelhante a de um medicamento para a bronquite? Que uma pessoa saudável pode comer quatro gemas de ovos por semana? Que o chocolate é um anestésico natural? Que queijos envelhecidos podem combater a cárie? Que as cenouras cozidas são melhores para a saúde do que as cruas? Que o alho combate a coriza? Sabia que as comidas são sutis, mutativas e estáticas? Que são ácidas ou alcalinas? Que o hábito de comer carne tem relação com o índice de câncer?

Conclusão: a saúde é mantida pela boca. Através da alimentação, do sorriso, do beijo, das palavras positivas, das decisões compartilhadas, dos desabafos, do choro e da paciência do silêncio que ela também consegue transmitir.

Nenhum comentário: