quarta-feira, 6 de maio de 2009

Quando ser mãe?

Ser mãe continua sendo o grande sonho da maioria das mulheres. Só que hoje isso acontece um pouco mais tarde do que há tempos atrás. Basta olhar para dentro de casa: sua mãe casou com que idade? Sua vó? As prioridades femininas mudaram. A vida profissional vem falando mais alto. Primeiro a formatura na universidade, depois a busca por uma estabilidade financeira adequada para sustentar uma criança, formar uma família e viver bem. Independência, garra, força e busca por ideais. A maioria das mulheres também não quer mais ficar dependente do marido, sem falar que o dinheiro que ela leva para casa muitas vezes é fundamental na renda familiar.

Todo esse comportamento faz com que a maioria das mulheres sintam o relógio biológico gritando para a maternidade por volta dos 30 anos. Claro que algumas sentem essa vontade antes. E outras sentem medo das mudanças que a gravidez e o filho podem trazer quando a vida já foi mais ou menos organizada. Como vai ficar minha carreira? O casamento? (vai ter texto sobre isso essa semana!) Como vai ser o parto? Vou dar conta dessa responsabilidade? Ter um bebê realmente não é a coisa mais simples do mundo, mas dizem por ai que é uma das melhores coisas da vida, se não a melhor.

Depois de um certo tempo a pressão para que você seja mãe aumenta. A família espera por isso, os amigos, os colegas de trabalho... é praticamente a pressão que você sofre para casar. Chegou aos 25 anos a pressão começa. Depois de casar vem a pressão de aumentar a família. O recomendado é tentar não ligar para isso, você decide o momento certo. Porque com certeza sua vida vai mudar, sua rotina vai ser cansativa e a super mulher vai ter que entrar em cena.

Idade certa?

Não existe uma idade certa para ser mãe, existem as menos recomendadas e as épocas mais difíceis. Ser mãe antes dos 20 anos não é recomendado. Existe risco de morte no parto e a perda de grandes aventuras que sempre acontecem nessa época. O aparelho reprodutor feminino tem sua melhor fase entre 20 e 34 anos. Depois disso a chances de gravidez reduzem para 50%, aos 40 anos a gravidez é considerada de risco e aos 55 surge a menopausa.
Foto: Banco de imagem

Um comentário:

Morgana Bernardo disse...

A maguinha bem falado..
quero ter bebe com 30, mas até lá acho que o prazo pode aumentar né! auhsahushu

Beijo Beijo