quarta-feira, 27 de maio de 2009

Protesto

O blog hoje abre espaço para um texto de protesto de uma leitora que prefere não se identificar.
________________________________________________________



Nossos futuros coleguinhas!

Conquanto não comungue minhas opiniões com o público em geral, limitando-as aos meus amigos e familiares, as circunstâncias me impeliram a aqui expressar minha profunda lástima em saber que, ainda hoje, as pessoas podem ser extremamente cruéis com outrem. E a crueldade que aqui me reporto não é aquela física, costumeiramente evidenciada pelos meios de comunicação; a crueldade que faço referência é a crueldade psicológica; aquela que acarreta traumas imensuráveis nas mentes e nos corações de suas vítimas. Esclareço, também, que me utilizo da palavra ‘crueldade’ simplesmente por entender que este é o termo que melhor descreve a discriminação descomedida que presenciei neste último final de semana, e a qual constitui a razão propulsora desta minha digressão. Com efeito, a discriminação em si, apesar de nefasta, de triste, de lamentável, pode ser ‘entendida’ como a expressão da ignorância (falta de compreensão) sobre a/o ‘coisa/ser’ discriminado; porém, a discriminação desmedida nada mais é do que um típico ato de crueldade em face do ser discriminado, uma vez que o expõe ao ridículo e o faz se sentir desvalorizado perante o meio social que se encontra inserto.

Mas retornando ao fato presenciado, declaro que este ocorreu no último final de semana, numa boate, quando tive a infelicidade de assistir dois rapazes, com aproximadamente 30 anos de idade, com nível sócio-cultural considerável, ridicularizarem sem dó e nem piedade uma pessoa em razão da cor e da forma de seu cabelo. Pois é: pasmem! Em razão da cor e da forma de seu cabelo! Evidentemente que a pessoa não possuía cabelos nos moldes tipicamente existentes na cidade; mas também não possuía cabelos tão extravagantes ao ponto de causarem repulsa ou constrangimento aos olhes de seus expectadores (bem que, ao meu sentir, ainda que assim fosse, não constituiria um motivo legítimo à discriminação).

Contudo, o que mais me impressionou – e por isso o descrevo como um ato de crueldade – foi a ausência de sensibilidade daqueles rapazes ao não compreenderem que aquela pessoa apenas estava assumindo a condição natural de seus cabelos. Assim, tais rapazes, diante de todos que estavam no ambiente, apontaram para a pessoa e passaram a evocar sátiras acerca de sua aparência, de forma que se assemelhavam (ditos rapazes) a meninos de pré-escola que zombam no recreio do coleguinha ‘diferente’ da sala de aula. E essa comparação não é feita de forma involuntária; faço-a propositalmente porque mal sabiam (sabem) aqueles rapazes que as pessoas que se encontram fora do padrão estético vigente (não raras às vezes) possuem frustrações arraigadas desde a pré-escola, quando também eram apontadas e ridicularizadas por seus coleguinhas, em função de não se enquadrarem no padrão estético ‘exigido’.

Outrossim, não sabiam (sabem) eles que essas pessoas, muitas vezes, não conseguem (quando adultos) assumir sua estética natural, com receio de continuarem sendo objeto de escárnio por parte de seus ‘coleguinhas adultos’; e que, quando assumem sua postura natural, estão o fazendo num ato de extrema coragem, pois certamente encontrarão pessoas (como aqueles rapazes) incapazes de aceitar o ‘diferente’ e que tentarão as ridicularizar novamente. Ou seja, mal sabiam (sabem) aqueles rapazes o peso que uma simples palavra discriminatória tem no ouvido daquele que é discriminado; não sabiam (sabem) que uma zombaria impensada poderá ressuscitar velhos traumas sofridos na infância/juventude da pessoa vítima de discriminação; não sabiam (sabem) que uma palavra pode ferir mais que uma atitude agressiva, e que suas cicatrizes podem levar anos para desaparecerem.

Minha esperança (e eu tenho esperança) é de que daqui alguns anos, quando estiverem amadurecidos pelo tempo e detentores daquela sabedoria inata da idade, tais rapazes ensinem seus descendentes a não discriminarem seus coleguinhas ‘diferentes’, pois que o ‘diferente’ poderão ser eles próprios.

D. da Silva.

4 comentários:

Anônimo disse...

[url=http://sunkomutors.net/][img]http://sunkomutors.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]academic software award, [url=http://sunkomutors.net/]software like adobe photoshop[/url]
[url=http://sunkomutors.net/][/url] adobe photoshop cs4 serial number generator kindergarten educational software
between academic software and [url=http://sunkomutors.net/]how to use adobe acrobat 9 professional[/url] nero 9 disk space reporting error
[url=http://sunkomutors.net/]egghead discount software[/url] tools software purchase
[url=http://sunkomutors.net/]adobe premium creative suite 3[/url] student discount for software
nik software discounts [url=http://sunkomutors.net/]windows xp driver updates[/b]

Anônimo disse...

[url=http://bariossetos.net/][img]http://hopresovees.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]buying oem software, [url=http://vonmertoes.net/]software shop uk[/url]
[url=http://hopresovees.net/][/url] to buy act software Ultimate Mac OS Server
the best software to buy [url=http://vonmertoes.net/]filemaker pro 9 advanced upgrade[/url] adobe software programs
[url=http://bariossetos.net/]microsoft software piracy[/url] buy adobe software online
[url=http://bariossetos.net/]autocad 2000[/url] software sales canada
ebook store software [url=http://vonmertoes.net/]discount software australia[/b]

Anônimo disse...

[url=http://murudobaros.net/][img]http://murudobaros.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]Pro 10 Advanced Mac, [url=http://murudobaros.net/]to buy software that[/url]
[url=http://murudobaros.net/]restaurant order software[/url] office software update Acrobat Pro 8 Mac
QuarkXPress 8 Mac [url=http://murudobaros.net/]11 Mac StuffIt[/url] key cho acdsee pro
[url=http://murudobaros.net/]iet discount software[/url] discount adobe software
[url=http://murudobaros.net/]adobe photoshop extended cs4 student for mac[/url] store register software
10 Advanced [url=http://murudobaros.net/]math education software[/b]

Anônimo disse...

[url=http://vonmertoes.net/][img]http://hopresovees.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]car sale software, [url=http://hopresovees.net/]office software training[/url]
[url=http://hopresovees.net/][/url] icon plugin for acdsee software for retail shops
i use oem software [url=http://hopresovees.net/]price of softwares[/url] popular office software
[url=http://hopresovees.net/]academic coredraw software[/url] autocad 2005 activation codes
[url=http://hopresovees.net/]buy photoshop cs[/url] DVD Ultimate Mac
buy macromedia 8 [url=http://hopresovees.net/]adobe photoshop cs3 tutorials[/b]