quinta-feira, 25 de junho de 2009

Respiração contra o estresse

Respiração correta e meditação são armas importantes contra o estresse do dia-a-dia. Sabe quando a correria parece que vai te deixar louca? Respira. Levou uma puxada de orelha do chefe? Respira. Cliente chato encomodando? Respira. Além de respirar, o legal é parar um pouco e deixar que tudo fique mais calmo. Uma dica para aprender a respirar direito, sim a maioria de nós respira errado, é fazer ioga. A Publifolha tem como dica um livro com técnicas do ioga, o "1001 Pérolas de Sabedoria da Ioga". Inclusive o site FolhaOnline publicou algumas dicas que eu coloco aqui para vocês:

Um espaço sagrado
Crie seu próprio espaço pessoal para a meditação e a prática dos ássanas. Faça dele um lugar onde você possa se "desligar". De preferência perto de uma janela, para refletir sobre a natureza.
Mantra tranquilo
Quando se sentir esgotado, sente-se com a coluna reta e entoe o bija mantra SOM (pronuncia-se "soum") para acalmar o sistema nervoso.

Calmante iogue
"Hoje, mais do que em qualquer outro momento da história da humanidade, as pessoas do Ocidente estão enfrentando estresses e tensões que estão além do seu controle. [] A ioga, mais antiga ciência da vida, pode ensiná-lo a controlar o estresse - não apenas no nível físico, mas também mental e espiritualmente." Swami Vishnu Devananda (1927-93), Índia.

Conheça seu sistema nervoso
Quando você está calmo, seu sistema nervoso parassimpático está sob controle, e os sistemas do corpo, como respiração, digestão e eliminação, trabalham tranqüilamente. Sob estresse, seu sistema nervoso parassimpático assume o comando e a resposta "lute ou fuja" se impõe, levando a sintomas como respiração curta e coração acelerado.


Equilibre o estresse
Um pouco de estresse pode fortalecer o sistema imunológico, desde que compensado por um período de descanso adequado - auto-reflexão e, de preferência, meditação. Quando estiver estressado, faça meditação diária para manter o equilíbrio.

Reconheça os ciclos de estresse
Os iogues acreditam que tudo na natureza - incluindo nós - se move em ciclos. Quando seu corpo está estressado, não lute contra isso, pois leva a mais estresse. Evite ássanas extenuantes e faça mais meditação.

Exercício de tensão-relaxamento
Se estiver tenso, deite-se de costas em um lugar calmo por 5 minutos. Inspirando, flexione os pés, aperte as coxas e tensione as nádegas. Solte enquanto expira. Depois inspire e tensione braços e mãos, erguendo os ombros na direção das orelhas. Solte enquanto expira. Por fim, tensione todo o corpo, incluindo o rosto, e segure a respiração. Expire como se estivesse esvaziando um balão antes de se virar e ficar em pé lentamente. Depois tome um copo de água.
Guarde no interior
Ao sentar-se ou deitar-se para relaxar depois do exercício de tensão-relaxamento, feche os olhos e conduza a mente para uma lembrança especial - como uma viagem de férias. Mergulhe nas sensações reconfortantes que esses pensamentos evocam e guarde essa energia.

Espelho da mente
Para Patañjali, a repiração irregular é o principal responsável pela desarmonia psicológica.
Respiração lenta, profunda
A boa respiração é fundamental para a boa saúde. Por isso, nos momentos de estresse, faça a respiração longa e regular. Isso o trará para o presente, livre do estresse passado ou futuro.
Reequilibrar a respiração
Para acalmar o sistema nervoso e tranqüilizar a mente estressada, sente-se confortavelmente com as mãos em jnana mudra: as pontas dos polegares e dos indicadores se tocam. Depois pratique a respiração alternada.Respire 12 vezes (6 em cada lado).

Diminua o ritmo
Vá devagar em períodos estressantes: mergulhe na leitura de um livro quando estiver indo para o trabalho.

VIVA LENTAMENTE
"Todos os problemas da humanidade são causados por uma única coisa, que é a incapacidade de sentar-se calmamente em uma sala." Blaise Pascal (1623-62), França.
Aprenda com a tartaruga
Na fábula de Esopo "A Lebre e a tartaruga", a lebre saina frente, mas sua mente está dispersa e, como um trabalhador estressado, esqueceo que precisa fazer. A tartaruga, calma e metodicamente, segue pelo caminho, chegando ao destino antes da lebre - e com energia para continuar! A tartaruga simboliza o valor do olhar para dentro e da diminuição do ritmo em momentos estressantes.
Valorize a introspecção
Para sobreviver a um dia estressante, é importante criar um tempo para que você mergulhe em si próprio com pratyahara, ou abstração dos sentidos - o quinto dos oito estágios da ioga. Estimule isso praticando flexões à frente como a postura da pinça. Você se sentirá mais relaxado.


Escrito por Liz Lark é vendido no valor de R$ 34,00 nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou no site da Publifolha.

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