quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Quarta do sofá: Orkut pode causar problemas no relacionamento

Orkut é mania de brasileiro, isso ninguém pode negar. Por aqui esse site de relacionamento faz muito sucesso. Você encontra amigos, conhece pessoas e se aproxima dos meninos (as) que você quer ficar. "Uma forma de aproximação 'casual'. Você vê a menina na festa, acha ela bonita e já vai procurar o orkut dela. Dai se a pessoa for segura de si tudo bem, mas se for ciumenta o orkut só atrapalha", explicou o estudante de Publicidade e Propaganda Pedro Prá.

Assim como facilita a aproximação ele pode acabar com ela ou com algum relacionamento. Por exemplo: Você resolve dar aquela espiadinha no orkut do gato (a) e acaba encontrando um recadinho que nada lhe agrada. Isso já deve ter acontecido com você. Para a maioria já. "Ah pode acontecer de você ver coisas que não gosta no orkut do seu namorado ou de recados dele pra outra que você não goste. Isso da dor de cabeça e dá aquela sensação de chifre existir. E isso também pode acontecer com você de ter um recado seu e/ou de outro cara para você e o seu namorado cismar", comentou a estudante de pscicologia Patrícia Romancine. Ela namora faz um ano e dez meses e no início do relacionamento enfrentou probleminhas como esse. O jornalista Lucas Borges também cita o problema com recados deixados por ex-namoradas ou pessoas que já tiveram algum relacionamento com o dono do perfil. "O orkut torna público tudo que faz parte da sua privacidade. Ali tem fotos de onde tu vai e onde tu foi. Então a atual namorada entra no orkut e encontra alguma foto perdida que aparece tua ex, por exemplo. Além, claro, dos comentários nas fotos pessoais de pessoas que ja tiveram rolo contigo ou com a tua namorada atual", explica. Carine de Macêdo Brunel diz saber de muitas histórias de orkut incluindo traição. A estudante de jornalismo acredita que é complicado ter controle do que acontece nesse site. "Muitas pessoas também já deletaram o perfil. Tem que ter muita confiança no cara, e não ter ciumes para ter Orkut namorando. Depois que inventaram conversar por depoimento no orkut, o mundo nunca mais foi o mesmo".

Mas na opinião de Patrícia, com o tempo esses recados de orkut vão perdendo a importância. O namoro evolui e a segurança vem junto. Já para Prá a situação pode complicar "Quando a tal pessoa tem mania de pedir para deletar recados e pede a senha do seu orkut para 'verificar', ai pode terminar. Orkut só atrapalha se você deixar", concluiu.


Opinião de Magalices

Orkut ajuda na hora de pular a cerca? Sem dúvida. Mas isso mostra a real índole da pessoa que você está relacionado. Se houver respeito tudo fluirá maravilhosamente. Se for para trair existem tantas formas. Nem é bom pensar se não você não namora. Confiança em você e na outra pessoa, até que ela prove ao contrário, é a melhor saída. Larissa Pavei, estudante de Nutrição, também acha isso "Não o culpo (o orkut). Quando não é orkut, é msn, celular, e-mail, telepatia, quem QUER trair, traí."

Sem falar que pedir senha de Orkut, MSN, Twitter, MySpace é invasão de privacidade e um exercício desnecessário para a memória (é muita senha né). Se não confiar, saí fora porque nenhum relacionamento dá certo assim. Ciúme demais atrapalha e muito. E observe se esse controle não pode ser algo crônico e merecedor de um tratamento médico.

2 comentários:

Mi disse...

Já me estressei muito com estes sites de relacionamento, mas acredito que é como foi exposto acima: tudo depende da índole da pessoa que se está relacionando. Ela pode não ter orkut e viver de esquemas via mensagem de celular, e por aí vai...

Louise disse...

O probelma, na minha opiniao, é que tem gente que faz destes meios sua vida, ou expoe ela demais ali. Muitas das minhas amigas ciumentas encrencam com isso. Ciúme nao leva a nada. É falta de confiança no outro. Meu relacionamento é baseado nisso. Até porque ele mora a 200km de distancia. Nao tem como controlar o que ele faz, tem que confiar e pronto, ate que prove o contrario. Além do que nao é um orkut, facebook, twitter que vao provar que a pessoa trai. Só quem é muito tanso deixa isso transparecer. Quem quiser trais vai trair em qqr lugar, até no ambiente de trabalho. De que adianta deletar orkut, se voce pode continuar logando sem o perfil ativo? Acho que é principio disso tudo é a confiança. ATé que prove o contrário.