domingo, 13 de setembro de 2009

Olha o sol, ele voltou

Domingo amanheceu ensolarado ou nublado na maioria das regiões de Santa Catarina. O sul do estado sofre por causa de mais uma enchente e o extremo-oeste por causa da passagem de tornados. Mas hoje o sol apareceu e a esperança veio junto. Hora de deixar a água baixar e voltar para a vida normal.

Aqui em Floripa, onde moro, nada aconteceu. Apenas fiquei sem vontade de fazer muitas coisas e sem sair de casa. Chuva para mim significa ficar em casa. Eita coisa desempolgante. Só que hoje o sol apareceu e isso significa: sair por aí. Ver o mar, a lagoa, andar... vou ter que fazer algo assim. Depois de quatro dias de chuva é hora de deixar o sol dominar.

Só que...

A chuva deve predominar na próxima estação. Vou colar aqui para vocês previsão climática do Epagri/Ciram para Santa Catarina.
A influência do fenômeno El Niño deve ser mais visível na primavera (setembro, outubro e novembro), com previsão de chuva acima da média climática para toda Santa Catarina, bem distribuídas no tempo. Destes meses, setembro é o que deve apresentar um padrão mais próximo da normalidade, enquanto, as chuvas acima da média deverão concentrar-se em outubro e novembro. Ressalta-se que na primavera é comum a ocorrência de eventos extremos de precipitação volumosa e granizo, independente da ocorrência do El Niño. Diante disto, torna-se importante o acompanhamento da Previsão do Tempo (curto prazo), para informações mais precisas deste tipo de ocorrência, como a magnitude e as áreas de ocorrência.

É importante considerar também que nesse período do ano o volume de chuva aumenta gradativamente de setembro para outubro, prolongando-se até a primeira quinzena de novembro, com maiores volumes de chuva do trimestre registrados no mês de outubro, na maioria dos municípios catarinenses. Isso se deve a maior atuação dos Complexos Convectivos de Mesoescala, nuvens intensas, com grande extensão vertical e horizontal, causando pancadas de chuva forte e temporais, especialmente no Oeste e Meio-Oeste. As temperaturas também devem ficar acima média climatológica no estado. Nesta primavera, ao contrário dos últimos anos, por influência do El Niño não há previsão de frio e geadas tardias em áreas amplas do estado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pra quem viveu a enchente do ano passado, essa notícia é no mínimo deprimente ! :( Tomara que estas chuvas sejam distribuidas e que o solo aguente! fico pensando nas pessoas que passaram pelas enchentes dos anos 80, mais a do ano passado e agora veem essa previsão... deve ser pirante!
Eu agrdeço tds os dias por sol, na esperança de que ele venha e que essa chuva vá pro mar....
bom fim de domingo aí em floripa!
Abs,
Circe.

Ricardo Chicuta. disse...

Aqui em Criciúma começou a chover de novo.Ninguém merece...