domingo, 13 de dezembro de 2009

Recomendo: Veronika decide morrer, o filme

Sei que Paulo Coelho é odiado por muitos. Sei também que ele é adorado por muitos. Enfim, a análise aqui não é se Paulo merece ser ou não adorado. O filme Veronika Decide Morrer, adaptação feita do livro, deve ser assistido. Por quê? Porque a mensagem é: a vida é um milagre que deve ser valorizado. Ser feliz como todos dizem que devemos ser nem sempre é tão fácil e, principalmente, não é impossível. Sonhar é a saída e viver a vida intensamente também. Afinal de contas, você não sabe até quando vai estar aqui para poder aproveitar tudo o que ela tem para te dar.

PS.: Aprendeu a viver e conquistou o mais gatinho da clínica. Se deu bem heim.

No livro e filme, Veronika decide morrer. Toma uma overdose de remédios, vai parar numa clínica psiquiátrica e descobre que seu coração pode parar a qualquer momento. E qual coração não pode parar a qualquer momento? Esse diagnóstico é uma mentira, uma alternativa utilizada pelo médico para fazê-la dar valor a vida que tem. Aos poucos ela descobre que tem que fazer tudo o que quer fazer. Amar, ver o sol nascer, andar na areia, sentir o vento no rosto... coisas simples e legais da vida. Aprende também que muitas vezes esquecemos isso, e só o medo de perder tudo faz isso voltar à tona.

Senti falta da parte crítica do livro, que faz uma análise do sistema psiquiátrico e de algumas técnicas de tratamento nada recomendadas. Senti falta da maior interação que os personagens tem quando você lê a estória. Senti falta de uma análise mais forte do motivo dela para morrer. eu entendo porque também já li o livro, mas para quem não leu pode ficar muito superficial. Mas o principal recado foi dado: cada dia é um milagre e saber dar valor a vida é um grande passo para ser feliz.

Sim, sou sonhadora e tento viver isso todos os dias. Por isso recomendo o filme.


3 comentários:

Ligia Gastaldi disse...

Eu gosto de várias coisas que Paulo Coelho já escreveu...e quero ver esse filme...adoro quando o assunto é comportamento e nos faz pensar!!!!!

Ricardo Chicuta. disse...

Não gosto de Paulo Coelho mas não sou Xiita.Já li alguns livros dele inclusive esse e tbém vi o filme.Achei o filme melhor que o livro...

Luana Réus disse...

Gostos são gostos. E eu simplesmente amo o Paulinho. E seus livros. E agora quero ver o filme. Preciso ver o filme.