quarta-feira, 30 de março de 2011

Sai pra lá, sai pra lá Sr. Mofo


Declarei guerra a umidade chata que tem aqui no meu apartamento. Adoro morar aqui, mas essa umidade me irrita. Ah, irrita o meu nariz também. Minhas roupas nunca ficaram com tanto cheiro de armário, meus sapatos nunca mofaram tanto e eu nunca quis acabar com um inimigo tanto como agora. Pena que a luta tem que seguir algumas regras porque o apartamento é alugado. Mas não posso desistir. Resolvi googlar e encontrei algumas dicas e vou dividi-las com você. Afinal, você pode estar na mesma luta.

Começo com as dicas do blog Cafofo Fino. A primeira é que você precisa analisar o porquê do mofo e da umidade. Pode ser uma infiltração, pouca ventilação e/ou iluminação. Se for infiltração fale com o síndico, com o dono do apê e tente resolver isso. Para os outros problemas você pode tentar pintar as paredes com cores claras e usar eletros que retiram a umidade do ar. Já que o sol e a luz não conseguem fazer isso. Você também pode agir da seguinte forma: limpar as paredes com água e vinagre (ou água sanitária) utilizando uma escova macia. Depois de secar, lixe (use uma lixa fina) e passe um impermeabilizante. Pra finalizar use uma tinta com antimofo. Outra dica legal que encontrei neste site foi a de forrar as costas dos móveis que ficam próximos as paredes com isopor.

No site De Mulher pra Mulher (que não é da Maisa e sim da Maika) encontrei algumas dicas que publicarei na íntegra:


  • Armários Coloque em guarda-roupas e armários de cozinha um pote de inox com bicarbonato de sódio. Troque-o quando o pó cristalizar.
  • Banheiros Esfregue 1/2 limão sobre o mofo do rejunte, deixe agir por uns minutos e enxágue bem.
  • Cortinas de banheiro Deixe-as de molho em uma solução de 4 cols. (sopa) de sal para cada litro de água.


Essas dicas geraram outras através de comentários. A mais interessante foi a de usar a sabão em pó para tirar a umidade. Segundo um leitor, o sabão em pó absorve toda a umidade do guarda-roupa, chega a fica todo empedrado e mesmo assim pode ser utilizado para lavar suas roupinhas. Ele descobriu isso quando teve que guardar temporariamente os materiais de limpeza junto com as roupas. Ah, mas tem que ser de caixinha tá?

Para finalizar, encontrei mais dicas no site Faz Fácil. Essa é conhecida: giz absorve umidade. Eles podem ficar soltos ou amarrados com uma fita bonitinha num cantinho do seu guarda-roupa. Um laço colorido fica bem legal. Eles também evitam a oxidação das suas jóias, então bóra colocar um pedaço de giz não sua caixinha. Bolas de cânfora também evitam umidade nos armários e gavetas. Outra dica é colocar cal virgem em um vidro com a tampa de pano amarrado. Pra finalizar: vai de Sílica Gel. Não é pra ir no médico colocar Silica amiga, você tem que ir comprar em alguma loja. O bom é que ela é reutilizável. Basta colocar no forno numa temperatura entre 100ºC e 200ºC por meia hora e utilizar mais uma vez.

Pronto, aqui estão as armas para você vencer batalhas e, quem sabe, a guerra contra o mofo, umidade e todos os males que essa duplica causa.

Nenhum comentário: